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INSCRIÇÕES ABERTAS

Grau

Bacharelado

Duração

5 anos

Modalidade

Presencial

Turno

Integral

Nota MEC

5

Carga Horária

4.110h

O curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS possui a inovação como sua marca principal e é reconhecida pelo conceito máximo no seu processo de autorização de funcionamento. Aqui na FPS, o estudante tem a oportunidade de vivenciar durante toda a graduação os cenários de aprendizagem nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas. 

Nosso egresso é formado com a formação ética, humana, crítica, técnica e consciente do seu papel social enquanto cirurgião-dentista. Na FPS, o conceito de curso no MEC é nota 05.

Áreas de atuação 

O cirurgião-dentista dispõe de diversas áreas de atuação, tanto na área de clínica odontológica, como em atividades profissionais na gestão, ensino e pesquisa.

A carreira deste profissional de saúde requer compromisso com a sua formação, e pode ser continuada a partir da possibilidade de diversas especializações. Sendo elas:

  • Odontólogo ou gestor na rede de saúde do SUS (Serviço Único de Saúde), como UBS/PSF (Unidades Básicas de Saúde), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e Hospitais;
  • Gestor de empresas na área de Odontologia (clínicas, planos de saúde, clínicas radiológicas, indústrias e lojas de produtos odontológicos); 
  • Gestor, administrador, consultor, perito ou auditor de organizações públicas ou privadas em saúde;
  • Docente em instituições de ensino (públicas e privadas), a nível técnico, de graduação e pós-graduação. Dentro desta área, também pode ser pesquisador em instituições de pesquisa ou ensino superior;
  • Odontólogo que presta serviço às forças armadas, polícia militar e bombeiros. 

Ato Autorizativo: Portaria MEC nº292 de 18/06/2019 (Publicada no D.O.U. 26/06/2019, Seção 1, pág.82)

O curso de Odontologia da FPS ocorre de forma presencial, no turno vespertino, com 4.308h, integralização mínima de 5 anos e máxima de 8 anos. As atividades teóricas e práticas em laboratórios e clínicas de ensino são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife. A FPS tem convenio para práticas diversificadas, por exemplo, a Rede do Sistema Único de Saúde, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, clínica de radiologia odontológica e laboratório de prótese.

Apresenta diferencial inovador, dentre todas as graduações atualmente existentes na região, devido a:

I. currículo integrado, ou seja, as disciplinas teóricas e práticas são organizadas em formato de módulos que visam o desenvolvimento de competências para os diferentes ciclos de vida do ser humano e níveis de complexidade da odontologia;

II. prática desde o 1º período do curso;

III. uso de recursos tecnológicos inovadores, por exemplo, realidade virtual, softwares para o estudo de imagens, filmagem e minicamera intraoral nos laboratórios de simulação;

IV. metodologia ativa centrada no estudante, como o método da Aprendizagem baseada em problemas (ABP*) com tutorias de, no máximo, 12 estudantes.

*O método da Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP) propicia a construção do conhecimento de forma construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida. Para o desenvolvimento dessa proposta utiliza-se como veículo principal o grupo tutorial. A dinâmica tutorial fundamenta-se em encontros, duas vezes por semana, com no máximo 12 estudantes por grupo, distribuídos de forma randômica e facilitados por um tutor.  A metodologia ABP parte de uma situação problema para a formulação dos objetivos de aprendizagem, que irá subsidiar o estudo individual e posterior compartilhamento do conhecimento no grupo tutorial.  No intervalo das tutorias, o estudante participa do ambiente virtual de aprendizagem mediado pelo tutor. Trata-se, portanto, de um processo acolhedor, acessível e inclusivo, estando o estudante no centro do processo. 

O curso de odontologia da FPS baseado no perfil do egresso tem como objetivo graduar o profissional cirurgião-dentista com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso político-ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, a família e a comunidade.

Em consonância com suas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002) tem como perfil de egresso um Cirurgião-dentista com formação generalista, que expresse a formação ética, humanística, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em harmonia com a equipe de saúde bucal e demais profissionais, intervindo no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e sua educação permanente.

São trabalhados quatro eixos temáticos norteadores:

  • Ensino e Pesquisa
  • Odontologia Interdisciplinar nos Ciclos de Vida
  • Saúde e Comunidade
  • Ética, Gestão e Humanismo

Para atender as competências do egresso cirurgião-dentista de:

  • Comunicação
  • Tomada de Decisão
  • Educação Permanente
  • Atenção à Saúde
  • Liderança
  • Administração e Gerenciamento
 

Foram contempladas no Projeto Pedagógico as áreas de conhecimento descritas nas Diretrizes Curriculares (BRASIL, 2002):

  • Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Odontologia;
  • Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.
  • Ciências Odontológicas – que incluem os conteúdos (teóricos e práticos) de: propedêutica clínica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia bucal, semiologia e radiologia; clínica odontológica, onde serão ministrados conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais; e odontologia pediátrica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas.
  • Laboratório de Habilidades Semiologia
  • Laboratório de Habilidades Procedimentos;
  • Laboratório de Imagem;
  • Laboratório de Anatomia Modelo;
  • Laboratório de Anatomia Dissecção;
  • Laboratório de Habilidades Odontologia I e II;
  • Laboratório de Recursos Digitais;
  • Laboratório de Comunicação;
  • Laboratório Multidisciplinar;
  • Laboratório de Microbiologia;
  • Laboratório de Hematologia, Imunologia e Bioquímica.

No currículo do curso de odontologia da FPS há a Vivência da Prática Profissional que inclui:

  • Prática em Atenção Primária
  • Prática ambulatorial em clínica de ensino
  • Integração
  • Estágio curricular supervisionado (1068 horas)

A extensão e a pesquisa são integradas com o ensino, constituídas de atividades culturais, de humanização e de assistência desenvolvidas na comunidade, supervisionadas pelos docentes; e o trabalho de conclusão de curso consiste em um projeto de pesquisa apresentado em formato de artigo, com orientação do corpo docente da Faculdade.

A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:

I. Responsabilidade social;

II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;

III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;

IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;

V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;

VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.

As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.

Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos humanos e justiça
  • Educação
  • Saúde
  • Meio ambiente
  • Tecnologia e produção
  • Trabalho

Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.

Ingresso para vagas novas: Os estudantes podem ingressar via Vestibular.

Outras formas de ingresso, entrar em contato.

A FPS adere aos programas PROUNI, FORMASUS e FIES, com vagas para Odontologia, a partir de 2020.

Ingresso para vagas remanescentes: Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma (sujeito a disponibilidade de vagas).

Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição, durante os processos.

Período: 1º ao 10º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde. 

 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

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