
Grau
Duração
Modalidade
Turno
Nota MEC
Carga Horária

O curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS possui a inovação como sua marca principal e é reconhecida pelo conceito máximo no seu processo de autorização de funcionamento. Aqui na FPS, o estudante tem a oportunidade de vivenciar durante toda a graduação os cenários de aprendizagem nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas.
Nosso egresso é formado com a formação ética, humana, crítica, técnica e consciente do seu papel social enquanto cirurgião-dentista. Na FPS, o conceito de curso no MEC é nota 05.
Áreas de atuação
O cirurgião-dentista dispõe de diversas áreas de atuação, tanto na área de clínica odontológica, como em atividades profissionais na gestão, ensino e pesquisa.
A carreira deste profissional de saúde requer compromisso com a sua formação, e pode ser continuada a partir da possibilidade de diversas especializações. Sendo elas:
- Odontólogo ou gestor na rede de saúde do SUS (Serviço Único de Saúde), como UBS/PSF (Unidades Básicas de Saúde), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e Hospitais;
- Gestor de empresas na área de Odontologia (clínicas, planos de saúde, clínicas radiológicas, indústrias e lojas de produtos odontológicos);
- Gestor, administrador, consultor, perito ou auditor de organizações públicas ou privadas em saúde;
- Docente em instituições de ensino (públicas e privadas), a nível técnico, de graduação e pós-graduação. Dentro desta área, também pode ser pesquisador em instituições de pesquisa ou ensino superior;
- Odontólogo que presta serviço às forças armadas, polícia militar e bombeiros.
Ato Autorizativo: Portaria MEC nº292 de 18/06/2019 (Publicada no D.O.U. 26/06/2019, Seção 1, pág.82)
O curso de Odontologia da FPS ocorre de forma presencial, no turno vespertino, com 4.308h, integralização mínima de 5 anos e máxima de 8 anos. As atividades teóricas e práticas em laboratórios e clínicas de ensino são desenvolvidas no campus localizado na cidade do Recife. A FPS tem convenio para práticas diversificadas, por exemplo, a Rede do Sistema Único de Saúde, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, clínica de radiologia odontológica e laboratório de prótese.
Apresenta diferencial inovador, dentre todas as graduações atualmente existentes na região, devido a:
I. currículo integrado, ou seja, as disciplinas teóricas e práticas são organizadas em formato de módulos que visam o desenvolvimento de competências para os diferentes ciclos de vida do ser humano e níveis de complexidade da odontologia;
II. prática desde o 1º período do curso;
III. uso de recursos tecnológicos inovadores, por exemplo, realidade virtual, softwares para o estudo de imagens, filmagem e minicamera intraoral nos laboratórios de simulação;
IV. metodologia ativa centrada no estudante, como o método da Aprendizagem baseada em problemas (ABP*) com tutorias de, no máximo, 12 estudantes.
*O método da Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP) propicia a construção do conhecimento de forma construtiva, contextual, cooperativa e autodirigida. Para o desenvolvimento dessa proposta utiliza-se como veículo principal o grupo tutorial. A dinâmica tutorial fundamenta-se em encontros, duas vezes por semana, com no máximo 12 estudantes por grupo, distribuídos de forma randômica e facilitados por um tutor. A metodologia ABP parte de uma situação problema para a formulação dos objetivos de aprendizagem, que irá subsidiar o estudo individual e posterior compartilhamento do conhecimento no grupo tutorial. No intervalo das tutorias, o estudante participa do ambiente virtual de aprendizagem mediado pelo tutor. Trata-se, portanto, de um processo acolhedor, acessível e inclusivo, estando o estudante no centro do processo.
O curso de odontologia da FPS baseado no perfil do egresso tem como objetivo graduar o profissional cirurgião-dentista com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso político-ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, a família e a comunidade.
Em consonância com suas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002) tem como perfil de egresso um Cirurgião-dentista com formação generalista, que expresse a formação ética, humanística, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em harmonia com a equipe de saúde bucal e demais profissionais, intervindo no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e sua educação permanente.
São trabalhados quatro eixos temáticos norteadores:
- Ensino e Pesquisa
- Odontologia Interdisciplinar nos Ciclos de Vida
- Saúde e Comunidade
- Ética, Gestão e Humanismo
Para atender as competências do egresso cirurgião-dentista de:
- Comunicação
- Tomada de Decisão
- Educação Permanente
- Atenção à Saúde
- Liderança
- Administração e Gerenciamento
Foram contempladas no Projeto Pedagógico as áreas de conhecimento descritas nas Diretrizes Curriculares (BRASIL, 2002):
- Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Odontologia;
- Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.
- Ciências Odontológicas – que incluem os conteúdos (teóricos e práticos) de: propedêutica clínica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia bucal, semiologia e radiologia; clínica odontológica, onde serão ministrados conhecimentos de materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais; e odontologia pediátrica, onde serão ministrados conhecimentos de patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas.
- Laboratório de Habilidades Semiologia
- Laboratório de Habilidades Procedimentos;
- Laboratório de Imagem;
- Laboratório de Anatomia Modelo;
- Laboratório de Anatomia Dissecção;
- Laboratório de Habilidades Odontologia I e II;
- Laboratório de Recursos Digitais;
- Laboratório de Comunicação;
- Laboratório Multidisciplinar;
- Laboratório de Microbiologia;
- Laboratório de Hematologia, Imunologia e Bioquímica.
No currículo do curso de odontologia da FPS há a Vivência da Prática Profissional que inclui:
- Prática em Atenção Primária
- Prática ambulatorial em clínica de ensino
- Integração
- Estágio curricular supervisionado (1068 horas)
A extensão e a pesquisa são integradas com o ensino, constituídas de atividades culturais, de humanização e de assistência desenvolvidas na comunidade, supervisionadas pelos docentes; e o trabalho de conclusão de curso consiste em um projeto de pesquisa apresentado em formato de artigo, com orientação do corpo docente da Faculdade.
A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:
I. Responsabilidade social;
II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;
III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;
IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;
V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;
VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.
As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.
Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.
Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:
- Comunicação
- Cultura
- Direitos humanos e justiça
- Educação
- Saúde
- Meio ambiente
- Tecnologia e produção
- Trabalho
Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.
Ingresso para vagas novas: Os estudantes podem ingressar via Vestibular.
Outras formas de ingresso, entrar em contato.
A FPS adere aos programas PROUNI, FORMASUS e FIES, com vagas para Odontologia, a partir de 2020.
Ingresso para vagas remanescentes: Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma (sujeito a disponibilidade de vagas).
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição, durante os processos.
Período: 1º ao 10º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde.