
CINECLUBE | MARÇO – 2023
Extensão e Responsabilidade Social – FPS A Faculdade Pernambucana de Saúde promove mais uma edição do Projeto de Extensão Cineclube Ano 2023.
O dia 8 de Março foi instituído pela ONU como o Dia Internacional das Mulheres. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Por isso, o mês de Março todos os anos sempre traz pautas importantes para marcar a luta de anos em busca da igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros. Tudo começou no dia 8 de março de 1917 quando cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.
Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não tinham direito ao voto. Mesmo que hoje em dia a mulher tenha alcançado muitos direitos, como por exemplo a Lei Maria da Penha, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e violência. Exemplo disso foi no primeiro semestre de 2022, quando a central de atendimento do governo registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres. Pensando em todo esse cenário e como forma de celebrar o mês das mulheres, esta sessão interna do mês de março traz dois curtas-metragens que abordam a temática da violência contra as mulheres.
O encontro será dia 30 de março (quinta-feira), às 18h30 via Webex.
Mais informações sobre os curtas-metragens:
➜ O ATO
O Ato : O curta-metragem “O Ato” retrata a história de Maria, uma mulher que sofre abuso do seu marido, Antônio. Ao longo da trama, as consequências da violência são apresentadas de forma sutil, mas impactante, tanto para Maria quanto para seu filho, Lucas, que também sofre com a situação. Além de evidenciar as consequências físicas da violência, o filme também aborda as consequências psicológicas e emocionais para toda a família. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a gravidade da violência contra a mulher e outras formas de opressão, o curta-metragem destaca que essas questões ainda estão presentes na sociedade e que é necessário um esforço conjunto para combatê-las. “O Ato” é uma obra sensível e contundente que busca denunciar a violência doméstica e suas consequências, especialmente no Dia Internacional das Mulheres.
Direção: Diego Esteves Duração : 11min e 31s
➜ MEU CORRE:
Meu corre : O filme “Meu Corre” apresenta uma visão poética e intimista sobre a realidade de cinco jovens brasileiros e sua rotina em um país construído com múltiplas camadas. O filme, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresenta uma reflexão sobre as escolhas e os escondimentos presentes na realidade do Brasil atual. Ao longo da trama, o filme mostra a jornada dos personagens em busca de suas independências, revelando as complexidades de suas vidas e a maneira como lidam com seus desafios diários. Através de uma lente de câmera, “Meu Corre” retrata a relação entre a memória e a atualidade, buscando destacar as questões mais importantes e relevantes para a sociedade brasileira. Com uma narrativa envolvente e uma abordagem sensível, o filme apresenta uma visão singular sobre a realidade do Brasil, explorando temas como identidade, inclusão e representatividade. “Meu Corre” é uma obra que busca trazer à tona reflexões sobre a sociedade brasileira atual e os desafios enfrentados por seus jovens protagonistas.
Direção: Dani Carvalho Direção e Luiza Rangel Duração : 13min e 27 s
● INFORMAÇÕES GERAIS
Data do evento: 30/03/2023.
Horário do encontro: 18:30
Público alvo: público em geral Local: Sala Webex (CLIQUE AQUI e acesse)