Anterior

Coordenadores da FPS fazem parte do sistema de acreditação do Mercosul

O Mercosul está implementando um sistema de acreditação de cursos universitários, ARCO-SUR. Este sistema se firma na melhoria permanente da formação de profissionais, com padrões de qualidade requeridos para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural dos povos. Também se volta para a consolidação de uma sociedade de conhecimento e uma comunidade científica regional, orientadas pela constituição de um mundo igualitário e de paz, onde prevaleça a responsabilidade da defesa e dos direitos humanos, o meio ambiente e a cooperação solidária. É a continuação de um processo de similares características, denominado Mecanismo Experimental de acreditação (MEXA), que de início foi  aplicado a um número limitado  de áreas de atuação determinadas pela Reunião de Ministros da Educação para dar início a este processo experimental.

Os avaliadores escolhidos possuem no mínimo dez anos de exercício como docente, título de doutorado, experiência de quatro anos de gestão na educação superior, experiência nos processos de evolução externa de instituições, experiência internacional e experiência em pesquisa de extensão. A partir desses requisitos, foi convidado a participar como avaliador, nosso coordenador de medicina Dr. Gilliat Falbo e como um dos coordenador do sistema no Brasil, Dr. Fernando Menezes, coordenador de pós-graduação da FPS.

Agora, já de forma sistemática, avaliadores dos cursos de Medicina dos países participantes foram treinados entre os dias 22 a 26 de agosto em Buenos Aires para dar início  no 1º semestre de 2011 ao processo de acreditação propriamente dito. Os países participantes foram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.