
APRESENTAÇÃO
Um dos compromissos da FPS envolve o pleno desenvolvimento do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a igualdade de condições para o acesso e permanência com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Com base neste compromisso, elaborou um Programa de Acompanhamento do Egresso (PAEG), com a missão de acompanhar sua trajetória acadêmica na FPS, desenvolvendo ações voltadas para a formação discente e para o estreitamento de relação com a IES, estabelecendo uma parceria desde o ingresso no curso até sua entrada no mercado de trabalho.
Com a participação de diferentes setores da IES, o PAEG tem identificado informações sobre a formação discente e estratégias institucionais de investimento no egresso e em seu futuro profissional. Quando se fala do egresso, está-se referindo ao estudante ingressante (primeiro semestre do curso), ao estudante veterano, ao estudante formando (último ano de curso) e ao formado.
Acompanhar o egresso nestes momentos tem propiciado a identificação de necessidades acadêmicas do estudante, a compreensão do mercado de trabalho para os cursos de saúde desta IES. Além disso, o estabelecimento de uma relação de confiança e parceria, na qual a FPS tem contribuído para o desenvolvimento do estudante antes, no momento e após a inserção no contexto de trabalho e o estudante tem colaborado para a melhoria da FPS em diferentes dimensões (ensino, pesquisa, extensão, e infraestrutura).
Atualizado em: 15/04/2020 16:49:35

OBJETIVOS
Objetivo geral:
Oferecer ao egresso acompanhamento da sua formação acadêmica, visando analisar e propor ações de desenvolvimento profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho e diretrizes curriculares dos cursos de graduação da FPS.
• Construir, monitorar e atualizar banco de dados sobre o egresso da graduação e pós-graduação;
• Estabelecer um vínculo com o egresso, através de eventos organizados pelo marketing e tutores representantes do curso;
• Oferecer oportunidades de parceria com o egresso nas atividades acadêmicas propostas (palestras, bancas avaliadoras, extensão, entre outros)pelas coordenações dos cursos da FPS;
• Inserir o PAEG no acolhimento aos estudantes ingressantes dos cursos de graduação;
• Identificar oportunidades de participação do egresso em projetos de extensão.













GISLANY CAMILLA B. CORDEIRO
05/11/2018
“Ao adentrar no mercado de trabalho pude perceber o quanto a FPS corrobora para nossa formação profissional de forma diferenciada, nos proporcionando posicionamentos críticos, criatividade, agilidade na resolução de problemas e habilidades na gestão de pessoas. Com o método ABP ficamos mais sensíveis ao senso de coletividade. ”
DANIELLE FEITOSA - 2017.1
“Saí do Rio de Janeiro em 2013, onde tinha iniciado a graduação em Nutrição. Chegando à Recife não sabia em qual instituição ingressar, mas a proposta de uma metodologia diferenciada me chamou atenção. Como já tinha me formado em outra graduação pelo método convencional, resolvi inovar.
Nossa turma, 2013.2, foi a pioneira, primeira turma de Nutrição da FPS.”
DIOGO SOARES - 2012.2
ERICKSON GOMES - 2017.1
23/07/2018
“A FPS me mostrou uma nova modalidade de aprendizagem (o ABP). Esse método foi tão incrível que me ofertou várias oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, pois somos inseridos na prática clínica desde o primeiro período da graduação e o complexo hospitalar do IMIP é o melhor hospital de ensino que eu poderia ter. Me sinto muito honrado em ter vivenciado a minha prática acadêmica neste local. Atualmente, retorno ao IMIP, como Enfermeiro Residente em Nefrologia e sou muito grato a Deus e à coordenação da FPS pelas oportunidades. ”
LUANA ALVES - 2017.2
Embora o país estivesse passando por uma crise, eu, uma recém-formada, já estava inserida no mercado de trabalho. Foi aí que pude perceber com mais exatidão o quanto a FPS foi importante em minha formação profissional. Corpo docente qualificado, que nos passa uma experiência em várias áreas, método de ensino diferenciado e vivência da prática profissional a partir do primeiro período são alguns dos diferenciais da FPS.
Vejo que busquei a saúde por pensar que gostava dessa área, mas a FPS me fez descobrir que na verdade eu amo a Enfermagem. Amo ser enfermeira e me sinto orgulhosa por ter sido formada por uma instituição que me ajudou a ser uma profissional preparada, dedicada e ética, como costumam me classificar meus alunos, pacientes, amigos de trabalho e chefes. ”
DANILO FALCÃO - 2010.2
“A FPS mudou completamente a minha forma de estudar, de lidar com a responsabilidade. Me ensinou a não depender de ninguém e a andar com minhas próprias pernas e isso, nos dias de hoje, é um EXCELENTE diferencial! A metodologia da FPS com certeza é a melhor metodologia que existe, pois ela EXIGE sempre os seus 200% e isso faz com que você não se acomode, com que você nunca esteja satisfeito e queira buscar sempre mais conhecimentos!
A FPS lhe prepara para a vida e não só para o mercado de trabalho! É assim que eu me sinto. Com certeza estudar na FPS foi a melhor coisa que fiz. Não trocaria a formação da FPS por nenhuma outra. Se eu sou alguém hoje eu devo uma GRANDE parcela a todos os meus Mestres que tive na FPS e a todo apoio psicopedagógico oferecido na instituição, isso com certeza foi um diferencial na minha vida. Sempre serei eternamente grato a todos da FPS! ”
PEDRO SOUZA – 2012.2
Meu currículo como egresso da FPS foi outro diferencial. A existência de estágios em todas as áreas de atuação profissional solidificou minha formação, dando segurança aos empregadores no momento das seleções e sempre que surgem novos desafios”
LIVIA MARIA MIRANDA - 2014.2
O meu estágio final realizei no hospital Português e, devido ao meu bom desempenho, logo quando me formei fui contratada. A FPS teve grande influência nisso, pois foi graças ao vínculo de estágio que a faculdade tem com as melhores instituições.
A metodologia da FPS é o principal diferencial, pois nos tornamos profissionais mais capacitados para resolver problemas, temos maior habilidade ao falar em público, nos tornamos mais proativos e também aprendemos a ouvir mais o próximo. Tudo isso é essencial para a formação de um profissional diferenciado.”
ALINE DAYSE DA SILVA - 2012.2
VANESSA SILVA DE OLIVEIRA – 2012.2
A metodologia da FPS me ajudou a ser mais ativa no mercado de trabalho. Me instigou a correr atrás dos meus objetivos, de ser sempre o agente ativo na minha formação e realização profissional.”
FRANCISCO DE ASSIS PIRES QUIRINO - 2006.1
AURÉLIO ALBUQUERQUE - 2006.2
A política pedagógica da FPS é muito significativa para os alunos que estão em busca de uma formação com qualidade, e a metodologia ABP em saúde tem uma grande parcela na vida de um profissional por regar fortemente a humanização e formar um profissional autônomo, envolvendo o aluno com a problemática da comunidade e até mesmo da realidade atual da região”
STEPHANIE STEREMBERG - 2006.2
“Enquanto estive na FPS fui bastante motivada a não só exercer a profissão de enfermeira, mas também seguir para a pesquisa na área de enfermagem, exercer atividades de ensino como preceptora e a estar sempre buscando crescimento. Desde cedo se tem a oportunidade de inclusão no PSF, na prática comunitária, iniciação científica e várias outras atividades importantes para a formação com qualidade. Me sinto completa por ter construído minha vida acadêmica na FPS e no IMIP e por ter passado por vários pilares para que hoje possa dar continuidade a minha carreira profissional com bastante reconhecimento.”