
Grau
Duração
Modalidade
Turno
Nota MEC
Carga Horária

Valorizar o ser humano e adquirir habilidades técnicas com o compromisso ético-social: esses são os principais pilares do curso de Fisioterapia da FPS. Categorizando a sua matriz curricular com atividades de prática comunitária e objetivos de aprendizagem já definidos para cada período, os estudantes da FPS aperfeiçoam seu currículo, onde aprendem e respeitam os princípios éticos e legais da profissão.
A parte prática que os estudantes têm acesso são por meio dos campos de práticas: hospitais com técnicas modernas, para desenvolvimento de suas habilidades. O maior exemplo disso é a prática no Hospital de Ensino da FPS, o IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
Além de adquirir habilidades técnicas, o curso de Fisioterapia da FPS propõe uma aprendizagem fundamentada em torno dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.
Formar profissionais com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, à família e à comunidade.
As áreas temáticas imprimem uma dinâmica na proposta pedagógica, tendo como preocupação central a inter-relação dos conhecimentos sem superposição de conteúdos. Esta proposta é desenvolvida em estruturas de módulos obrigatórios, e/ou atividades acadêmicas complementares, com graus de complexidade crescente, obedecendo os objetivos do processo de formação.
O curso de Fisioterapia propõe quatro eixos temáticos:
- O Ser Humano no Contexto Biológico, Ético e Filosófico;
- O Ser Humano e a Inserção Social;
- Práticas de Saúde, Intervenção e Gerenciamento;
- Ações Assistenciais.
- Laboratório de Anatomia Imagem I
- Laboratório de Comunicação
- Laboratório de Anatomia Modelos
- Laboratório de Neuroanatomia
- Laboratório do Estudo do Movimento
- Laboratório de Semiologia Geral
- Laboratório de Anatomia Palpatória
- Laboratório de Semiologia aplicada à fisioterapia
- Laboratório de Anatomia Imagem II
- Laboratório Recursos terapêuticos I
- Laboratório Primeiros Socorros
- Laboratório de Fisioterapia aquática
- Laboratório Intervenção em prótese e órtese
- Laboratório recurso em eletrotermofototerapia
- Laboratório de Intervenção Neurofuncional
- Laboratório de Intervenção Pneumofuncional
- Laboratório de Recursos terapêuticos II
- Laboratório de Radiologia patológica
- Laboratório de Fisiologia do Exercício
- Laboratório de Fisioterapia pélvica e obstétrica
- Laboratório de Dermatofuncional
- Laboratório de Terapias manuais
- Laboratório de Recursos digitais
As ações de vivência da prática profissional baseiam-se na articulação entre a aprendizagem teórica e prática, visando a contextualização precoce, através de problematização e do diálogo, na construção do saber. As atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes têm como foco: a compreensão do processo saúde-doença, da saúde individual e saúde coletiva, da família e do indivíduo nos seus diversos ciclos de vida, dos princípios e diretrizes do SUS, da organização do sistema de atenção à saúde e dos serviços de saúde, da saúde e meio-ambiente, vigilância à saúde e educação em saúde
Tudo ocorre com a supervisão permanente de preceptores clínicos treinados. A frequência começa já na primeira semana do curso e segue até o último período, com graus crescentes de autonomia.
A Pesquisa na FPS, realizada de modo indissociável com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, tem por objetivo a produção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, visando à formação do cidadão profissional empreendedor, à melhoria da qualidade de vida da população, sendo compreendida como:
I. Responsabilidade social;
II. Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática;
III. Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o discente de graduação;
IV. Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico;
V. Incentivadora do desenvolvimento e a consolidação de Grupos de Pesquisa;
VI. Promotora do desenvolvimento de programas de pós-graduação.
As mudanças no mundo contemporâneo conferem às Instituições de Ensino Superior um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, em consonância com sua missão e considerando as diretrizes nacionais para as IES, a FPS propõe-se a desenvolver uma política de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, em busca da construção de um projeto societário que permita, de forma efetiva, concretizar uma pauta de inclusão social, a formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.
Desta forma, são desenvolvidos projetos, programas e atividades de extensão com o objetivo principal de promover a cidadania, entendendo que ensino, pesquisa e extensão são atividades indissociáveis e, quando articuladas produzem ações que contribuem tanto para o desenvolvimento cidadão e profissional do estudante como para a melhoria e transformação da realidade.
Para sistematizar essas atividades, a Política de Extensão da FPS trabalha com oito áreas temáticas:
Comunicação
Cultura
Direitos humanos e justiça
Educação
Saúde
Meio ambiente
Tecnologia e produção
Trabalho
Clique aqui e conheça as atividades de extensão da FPS.
Os estudantes podem ingressar via Vestibular, Seleção pela nota do Enem, Transferência ou como Portador de diploma.
Todos os editais das seleções ficam disponíveis no site da instituição durante os processos.
Período: 1º ao 10º
Carga horária: 40 horas
Ementa: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e desenvolvimento de conhecimentos referentes à pessoa surda e seu contexto linguístico cultural com foco na assistência à saúde.