Anterior

IMIP abastecerá o primeiro Banco de Cordão Umbilical público de Pernambuco

    A maternidade do IMIP abastecerá o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público da região Nordeste. O Banco foi inaugurado no dia 25 de Novembro de 2010, na sede do Hemope, no Recife.
O BSCUP faz parte da Rede BrasilCard criado pelo Ministério da Saúde em 2005 e gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer- INCA com recursos administrados pela Fundação do Câncer.

   O principal objetivo é ampliar as chances de encontrar doadores compatíveis para transplante, bem como, proporcionar maiores esperanças aos pacientes que aguardam na fila de espera do estado. O procedimento também é indicado para o tratamento de algumas leucemias, entre outras doenças. Isso porque o sangue do cordão é rico em células-tronco, que são capazes de se multiplicar e de formar uma nova medula.

    O presidente do Hemope, Divaldo Sampaio, ressaltou que as coletas de sangue só devem começar daqui a um mês e não são todas as pessoas que podem doar. As gestantes e as crianças das maternidades conveniadas passarão por uma rigorosa avaliação médica antes de doar.

   “Faremos [as coletas] na maternidade do Imip a partir de um convênio. Essas células trarão para Pernambuco uma nova esperança, pois vamos ampliar em 70% a possibilidade de fazer transplante de medula óssea. Esse banco é algo novo para o Estado. Acho que Pernambuco entra num patamar de desenvolvimento científico na área do sangue. Faremos parte de uma associação brasileira, que é o BrasilCord. Vamos estender a tecnologia para pessoas pobres, mais carentes”, afirmou o presidente do Hemope.

   O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário terá capacidade de armazenar cerca 7.200 bolsas de sangue de cordão umbilical, dispondo, inicialmente do primeiro bioarquivo, para armazenagem de 3.600 bolsas.