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Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica - NIMAC

A FPS estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais, bem como faz adesão a programas de governos para promover a mobilidade acadêmica de discentes e docentes e membros do corpo técnico-administrativo, como os seguintes objetivos: 

a) proporcionar o enriquecimento da formação acadêmico-profissional e humana, por meio da vivência de experiências educacionais em instituições de ensino nacionais e internacionais;
b) promover a interação de discentes, docentes e funcionários do corpo técnico-administrativo com diferentes culturas, ampliando a visão de mundo e o domínio de outro idioma;
c) favorecer a construção da autonomia intelectual e do pensamento crítico de discentes, docentes e funcionários do corpo técnico-administrativo contribuindo para seu desenvolvimento humano e profissional;
d) estimular a cooperação técnico-científica e a troca de experiências acadêmicas entre discentes, docentes e funcionários do corpo técnico-administrativo e instituições nacionais e internacionais;
e) propiciar maior visibilidade nacional e internacional da FPS;
f) contribuir para o processo de internacionalização do ensino de graduação e pós-graduação da FPS.  

São consideradas como atividades de Mobilidade Acadêmica Nacional ou Internacional aquelas de natureza acadêmica, científica, artística e/ou cultural, como cursos, estágios e pesquisas orientadas que visem à complementação e ao aprimoramento acadêmico de docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos de IES.

O Regulamento do Núcleo de Mobilidade acadêmica da FPS estabelece as normas e procedimentos para a mobilidade acadêmica de docentes e discentes de cursos de graduação e pós-graduação e funcionários técnico-administrativos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e tem por objetivo o aprimoramento acadêmico e/ou técnico através da realização de atividades Administrativas, de Ensino, Pesquisa e Extensão e à interação com outras culturas.

O Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica – NIMAC – é composto por: um coordenador e representantes: dos estudantes, do diretório acadêmico de cada curso, dos docentes de cada curso, das coordenações dos cursos de graduação; da coordenação da pós-graduação, dos funcionários técnico-administrativos.

Os convênios internacionais atuais e vigentes são com a Universidade de Miami, USA; com a Erasmus University Medicar Center de Rotterdam no papel de instituição anfitriã de estudantes selecionados pelo programa Minor Global Health, anualmente estudantes de diversos cursos da área saúde, matriculados naquela universidade são alocados nos vários cenários de prática, no IMIP, por um período de seis semanas.

A FPS também tem convênio com o International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) que propicia mobilidade internacional ativa e passiva de estudantes, em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). 

Em 2021 aderiu a grupo de Iniciativa Latinoamericana para a Internacionalización de la Educación Superior (INILATmov+) sob a responsabilidade da Universidade de Santo Tomás no Chile e comitê executivo LearnChile. A iniciativa visa, promover mobilidade virtual e presencial entre 54 Instituições de Ensino Superior de seis países da América Latina.

Em relação ao estímulo para aprendizagem de línguas estrangeiras, a FPS disponibiliza e estimula o uso da Plataforma Voxy, que pode ser acessada por docentes, discentes e funcionários técnicos.  A metodologia comprovada da Voxy permite que seus estudantes atinjam seus objetivos de forma mais eficiente, através de uma plataforma inovadora que pode ser configurada para atender às necessidades específicas de cada um. Além disto, na discussão de casos de cada módulo do curso de graduação, são incluídos pelo menos um caso em inglês.

COMPOSIÇÃO

coordenação

Suênia França

Coordenadora

Representante Docente

Patrícia Bezerra

Representante docente - Medicina

Juliany Vieira

Representante docente - Fisioterapia

Leila Coimbra

Representante docente - Odontologia

Eliane Germano

Representante docente - Enfermagem

Bruno Soares de Sousa

Representante docente - Nutrição

Matheus Santos

Representante docente - Educação física

Ítala Nóbrega

Representante docente - Farmácia

Thalita Menezes

Representante docente - Psicologia

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico

Aline Porto Pontes Cordeiro Cavalcanti

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Medicina

Joana D’arc Mendonça

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Psicologia

Karoline Neves de Oliveira Cabral

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Farmácia

Ena Primavera Generoso Grimaldi

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Fisioterapia

Vitor José Monteiro Borges da Silva Valente

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Educação Física

Ana Beatriz de A. Borges

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Odontologia

Maria da Conceição

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Enfermagem

João Paulo da Nóbrega Barbosa

Representante discente/Membro do Diretório Acadêmico - Nutrição

Representante das coordenações dos cursos de graduação

Flávia Morais

Representante das coordenações dos cursos de graduação

Representante das coordenações dos cursos de pós-graduação

Leopoldo Barbosa

Representante da coordenação de curso de pós-graduação

Representante dos funcionários do corpo técnico-administrativo

Marcone Barros

Representante dos funcionários do corpo técnico-administrativo

PARCERIAS ATIVAS:

Voxy

A FPS disponibiliza e estimula o uso da Plataforma VOXY, que pode ser acessada por docentes, discentes e funcionários técnicos.  A metodologia comprovada da Voxy permite que seus alunos atinjam seus objetivos de forma mais eficiente, através de uma plataforma inovadora que pode ser configurada para atender às necessidades específicas de cada um.

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Programa de cooperação FPS – University of Miami

A FPS e a University of Miami (UM) firmaram parceria que visa oferecer a oportunidade a seus estudantes para realização de rodízios, tipo observership, através do Harrington Program.

Como funciona? 

O intercâmbio é direcionado aos estudantes do 11º período do curso de medicina. O processo seletivo é feito, anualmente, no semestre anterior à viagem, através de critérios definidos pela UM, divulgado pelo coordenador no Brasil (membro da FPS).  Tem duração de um (1) a três (3) meses e são elegíveis os estudantes que estejam finalizando o 9º ou iniciando o 10º período do curso.

O processo de seleção é divulgado, anualmente, através do NIMAC, após comunicado da University of Miami.

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Hospital Italiano de Buenos Aires

Acordo firmado visando promoção de projetos de pesquisa em parceria com o IMIP/FPS. Planejamento para início das atividades no segundo semestre de 2023.

International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA)

Convênio tripartite envolvendo a FPS e o IMIP destinado a estudantes de medicina que estejam cursando todos os períodos do curso. No IMIP, são disponibilizados os cenários de prática nas especialidades clínico-cirúrgicas e em pesquisas clínicas ou aplicadas. Os estudantes da FPS concorrem a vagas também nas duas categorias, para destinos nacionais e internacionais. O período de cada intercâmbio é de um mês, em geral, durante os períodos de férias.

Mais informações: scone.if.fps@gmail.com

A FPS é membro do programa INILATmov+ (Programa Latino-americano de Mobilidade Virtual e Presencial), promovido pela Iniciativa Latino-americana para Internacionalização da Educação Superior. Fazem parte dessa iniciativa seis países da América Latina e suas respectivas redes de internacionalização, cujo objetivo comum é facilitar e promover a mobilidade virtual e presencial e cooperação acadêmica entre as IES dos países-membros. Os editais para os cursos (virtuais ou presenciais) são divulgados, de acordo com o calendário acadêmicos das Instituições, através da coordenação do programa diretamente para os escritórios de Internacionalização (NIMAC), que se encarrega de encaminhar para comunidade acadêmica.

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